Sexagem Fetal

Descobrir o sexo do bebê é uma das curiosidades mais comuns durante a gravidez. Antigamente, era necessário esperar até a 16ª semana para realizar o ultrassom morfológico e, assim, identificar o sexo do bebê. Entretanto, com os avanços da medicina, hoje é possível descobrir o sexo do bebê já a partir da 8ª semana de gestação, por meio de um exame chamado sexagem fetal.

O que é a sexagem fetal?

A sexagem fetal é um exame de sangue que tem como objetivo determinar o sexo do bebê durante a gestação. A lógica por trás desse exame é bem simples: os seres humanos possuem um par de cromossomos sexuais, e as mulheres apresentam dois cromossomos X, enquanto os homens apresentam um cromossomo X e um cromossomo Y.

O exame de sexagem fetal procura especificamente pela presença do cromossomo Y no sangue da mãe. Se o exame encontrar o cromossomo Y, isso significa que o bebê é um menino. Se não for identificada a presença de cromossomo Y no sangue, é porque o bebê é uma menina.

Como é feito o exame de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal é feito por meio de uma simples coleta de sangue materno, como em um exame de sangue convencional. Conforme a gravidez avança, mais DNA fetal pode ser encontrado na circulação materna, o que garante a eficácia do exame. Por isso, o teste só deve ser feito a partir da 8ª semana de gestação, para que haja quantidades suficientes de DNA fetal no sangue materno para a identificação do cromossomo Y.

É importante lembrar que o teste não detecta a gravidez em si, apenas o sexo do bebê. Por isso, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste, este apontará resultado de menina, pois apenas identificará a ausência de DNA masculino.

Eficiência e segurança da sexagem fetal

O método desenvolvido para a determinação do sexo fetal possui excelente sensibilidade e especificidade, permitindo seu uso rotineiro e com índices de acerto superiores a 98% a partir de 8 semanas de gestação. Além disso, o exame é muito seguro e não oferece riscos ao bebê, pois é coletado o sangue venoso materno.

É importante ressaltar que mulheres que foram transplantadas ou receberam transfusão sanguínea não devem realizar o exame, pois já foi demonstrado que células do doador de sangue podem interferir no resultado e produzir um resultado falso masculino.

Revelação do sexo do bebê: uma tendência divertida e criativa

Hoje em dia, está muito na moda fazer uma festa de revelação do sexo do bebê. Durante a comemoração, um amigo da mãe ou algum familiar pega o resultado do exame e ajuda a organizar a revelação sem revelar o resultado do exame. 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo